Atlas of World: Lituânia. Nesta página, você pode ver o mapa, a bandeira do país e muitas informações detalhadas sobre as pessoas, história e economia de Lituânia.
Aqui você pode encontrar informações selecionadas on-line sobre a geografia, habitantes, governo, economia e história de Lituânia. Incluídas são estatísticas selecionadas, um mapa de visão geral e o mapa detalhado de Lituânia. (Alguns textos nesta página são traduzidos automaticamente, então a tradução pode ser imprecisa. Estamos trabalhando em uma melhor tradução agora.) Mas vamos começar com a bandeira de país Lituânia aqui:
Lituânia - Visão geral:
O que você deve saber sobre Lituânia? Vamos começar com isso: As terras lituanas foram unidas sob Mindaugas em 1236; Ao longo do próximo século, através de alianças e conquistas, a Lituânia estendeu seu território para incluir a maioria da atual Bielorrússia e Ucrânia. No final do século 14, a Lituânia era o maior estado da Europa. Uma aliança com a Polônia em 1386 levou os dois países a uma união através da pessoa de um governante comum. Em 1569, a Lituânia e a Polônia formalmente unidas em um único estado duplo, a Commonwealth polonês-lituana. Esta entidade sobreviveu até 1795, quando seus restos foram divididos pelos países vizinhos. A Lituânia recuperou sua independência após a Primeira Guerra Mundial, mas foi anexada pela URSS em 1940 - uma ação nunca reconhecida pelos EUA e muitos outros países. Em 11 de março de 1990, a Lituânia tornou-se a primeira das repúblicas soviéticas a declarar sua independência, mas Moscou não reconheceu esta proclamação até setembro de 1991 (após o golpe abortado em Moscou). As últimas tropas russas retiraram-se em 1993. Lituânia posteriormente reestruturou sua economia para integração nas instituições da Europa Ocidental; juntou a OTAN e a UE na primavera de 2004. Em 2015, a Lituânia aderiu à zona euro.
Geografia de Lituânia
Onde no globo é Lituânia? A localização deste país é Europa Oriental, na fronteira com o Mar Báltico, entre a Letónia ea Rússia, a oeste da Bielorrússia. A área total de Lituânia é 65,300 km2, da qual 62,680 km2 é terra. Então este não é um país grande. Como podemos descrever o terreno do país? Desta forma: , muitos lagos pequenos e dispersos, solo fértil. O ponto mais baixo de Lituânia é Mar Báltico 0 m, o ponto mais alto Aukstojas 294 m de. E o clima é de transição, entre marítima e continental; Invernos úmidos, moderados e verões.
Habitantes de Lituânia
Vamos dar uma olhada em quantas pessoas vivem em Lituânia. O número é: 2,823,859 (7/2017 estimativa). Portanto, esta não é uma população muito grande. Quem mora aqui? lituano 84.1%, polonês 6.6%, russo 5.8%, bielorrusso 1.2%, outro 1.1%, não especificado 1.2% (2011 est.). Quais são os idiomas em Lituânia? Lituano (oficial) 82%, russo 8%, polonês 5,6%, outros 0,9%, não especificado 3,5% (2011 est.). E as religiões: Católico Romano 77,2%, ortodoxo russo 4,1%, Antigo Believer 0,8%, Evangélico Lutherano 0,6%, Evangélico Reformista 0,2 %, outros (incluindo muçulmanos sunitas, judeus, católicos gregos e karaítas) 0,8%, nenhum 6,1%, não especificado 10,1% (2011 est.). Quantos anos as pessoas estão em média? 43.7 ano. Temos que acrescentar que esse número é a mediana - então, metade das pessoas é mais velha do que isso, a metade é mais nova. E qual é a expectativa de vida (no nascimento)? Isto: 75 ano. Onde as pessoas vivem em Lituânia? Aqui: distribuição bastante uniforme da população em todo o país, mas concentrações um pouco maiores nas cidades do sul de Vilnius e Kaunas, e do porto ocidental de Klaipeda. As principais áreas urbanas de Lituânia são: Vilnius (capital) 517,000 (2015).
Governo e Economia de Lituânia
A cidade de Lituânia é Vilnius e o governo tipo republica semi-presidencial. Vamos dar uma olhada nas divisões administrativas - 60 municípios (savivaldybe, singular - savivaldybe); Akmene, Alytaus Miestas, Alytus, Anksciai, Birstono, Birzai, Druskininkai, Elektrenai, Ignalina, Jonava, Joniskis, Jurbarkas, Kaisiadorys, Kalvarijos, Kauno Miestas, Kaunas, Kazlu Rudos, Kedainiai, Kelme, Klaipedos Miestas, Klaipeda, Kretinga, Kupiskis, Lazdijai, Marijampole, Mazeikiai, Moletai, Neringa, Pagegiai, Pakruojis, Palangos Miestas, Panevezio Miestas, Panevezys, Pasvalys, Plunge, Prienai, Radviliskis, Raseiniai, Rietavo, Rokiskis, Sakiai, Salcininkai, Siauliu Miestas, Siauliai, Sila, Silute, Sirvintos , Skuodas, Svencionys, Taurage, Telsiai, Trakai, Ukmerge, Utena, Varena, Vilkaviskis, Vilniaus Miestas, Vilnius, Visaginas, Zarasai. Em relação à economia de Lituânia, produtos industriais importantes são máquinas-ferramentas para cortar metais, motores elétricos, televisores, geladeiras e freezers, refinação de petróleo, construção naval (pequenos navios), móveis, têxteis, processamento de alimentos, fertilizantes, máquinas agrícolas, equipamentos ópticos, lasers, componentes eletrônicos, computadores, jóias âmbar, informações tecnologia, desenvolvimento de jogos de vídeo, desenvolvimento de aplicativos / software, biotecnologia. Produtos agrícolas importantes são Grãos, batatas, beterrabas, linho, vegetais; carne, leite, ovos, carne de porco, queijo; peixe. As commodities de exportação mais importantes são combustível refinado, máquinas e equipamentos, produtos químicos, têxteis, alimentos, plásticos e os parceiros de exportação mais importantes são Rússia 13,5%, Letônia 9,9%, Polônia 9,1%, Alemanha 7,7%, Estônia 5,3%, 5,2% na Suécia, 4,8%, Reino Unido 4,3% (2016). As commodities de importação mais importantes são petróleo, gás natural, máquinas e equipamentos, equipamentos de transporte, produtos químicos, têxteis e vestuário, metais e os parceiros de importação mais importantes são Rússia 14,4%, Alemanha 12,1%, Polônia 10,8%, Letônia 8 %, Itália 5,4%, Holanda 4,8%, Suécia 4,4% (2016). Quão rico é Lituânia e quão rico são as pessoas neste país? O número mais importante aqui é PIB per capita (PPP): $31,900 (2017 estimativa). Isso significa que os padrões de vida são bons aqui. Vamos acrescentar que isso significa Produto interno bruto por pessoa, que é recalculado em relação ao custo relativo de bens e serviços locais. E um número mais importante - população abaixo da linha de pobreza: 22.2% (2015 estimativa).